Tenho andado um bocado "enguiçada" com as minhas incursões cinematográficas caseiras.
A minha personalidade faz-me funcionar por ciclos, e andei demasiado tempo nos ciclos "séries" e "vídeos do you tube".
Farta que estou quer de uns, quer de outros, regressei ao ciclo cinema, em que só tenho pena de não conseguir ser tão constante como nos outros ciclos.
Mas, ao fim-de-semana, começo a marcar presença assídua em frente ao PC, nem que seja para ver apenas um filme durante a semana toda.
Este fim-de-semana assim foi, e, após uma hora a tentar encontra algo que me "enchesse as medidas", decidi-me por "Sully" (em português "O milagre do Rio Hudson", porque é recente, porque tem Tom Hanks, que, não sendo dos meus atores preferidos é um ator de que gosto, porque não é um filme longo (para esses começo a ter pouca pachorra), porque é baseado em factos reais e porque tem Clint Eastwood na realização.
Em 15 de Janeiro de 2009, logo após levantar voo do aeroporto de LaGuardia, em Nova Iorque, os motores do avião pilotado por Sully Sullenberger, são atingidos por bandos de pássaros, ficando ambos danificados.
Após contactos feitos com o controle aéreo para tentar voltar a LaGuardia ou a outro aeroporto, e ao constatar que tal não era possível por escassez de tempo, Sully toma uma decisão, fazer aterrar o avião em pleno Rio Hudson.
A aterragem é bem sucedida e todos os 155 passageiros saem sãos e salvos.
Sully é de imediato aclamado como herói nacional.
Contudo, é sujeito a um apertado inquérito pela entidade reguladora da aviação, que, com base em simulações computorizadas, demonstra a Sully que aterrar num aeroporto teria sido possível e, portanto, a decisão de fazer aterrar o avião em pleno Rio Hudson mais não foi do que uma decisão irrefletida e que colocou em risco a vida dos passageiros que seguiam a bordo.
É então que Sully, confronta a entidade reguladora com um fator que nunca tinha sido levado em linha de conta nas investigações: a importância do fator humano, em detrimento das máquinas.
Gostei muito deste filme. Tom Hanks muito bem no papel de Sully, tão bem que me fez esquecer que aquele era Sully interpretado por Tom Hanks.

Sem comentários:
Enviar um comentário